Empresário maranhense monta “garagem museu” com três lanchas da mesma fabricante
- design
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

Natural de São Luís (MA), o empresário Samarlon José Lima Meireles está prestes a transformar a garagem da casa dele em um museu de barcos particular. Em 2026, deve receber sua terceira lancha da mesma fabricante — movimento incomum entre navegadores com pouco tempo de habilitação, já que sua relação com a náutica começou há apenas seis anos.
A primeira aquisição foi em 2019, logo após se habilitar: uma Ventura V175 de 2011, comprada com 38 horas de uso. Em 2020, optou por um barco maior (de 26 pés), de outro estaleiro, seguido por um terceiro, ainda mais robusto (33 pés), em 2022. O upgrade por modelos maiores acompanhava seu ritmo de navegação até que, ao conduzir ocasionalmente uma lancha Ventura de 30 pés, pertencente a um amigo, decidiu rever suas escolhas.

Segundo ele, fatores como estabilidade e condução influenciaram a decisão de substituir sua maior embarcação por uma do mesmo estaleiro da primeira lancha. Em 2024, então, comprou uma V195 zero quilômetro, mas não se desfez da primeira — marcando o início daquilo que passou a apelidar de seu “museu particular”.

Enquanto se desfez de uma embarcação de outro estaleiro e prepara a venda da outra, manteve as duas Venturas — sem querer abrir mão dos modelos. Em setembro de 2025, viajou do Maranhão até São Paulo para o Boat Show paulistano, com o objetivo de avaliar novas possibilidades, e saiu de lá com contrato para uma V370, também da Ventura, com entrega prevista para junho de 2026.

A novidade que em breve estará no museu particular de Samarlon também é nova no mercado. O modelo foi lançado justamente naquele salão náutico com a promessa de “marcar época”. A nova V370 carrega diferenciais tanto na parte interna quanto na área externa. Por fora, chama atenção a área gourmet na popa e um amplo espaço de proa, com espreguiçadeiras.
A expectativa é que, em breve, os três modelos — V175, V195 e V370 — estejam lado a lado na garagem de Samarlon. O empresário maranhense atribui as escolhas ao estilo de navegação das embarcações, apontando que a experiência com o estilo Ventura de navegar vestiu bem seus interesses pessoais.
Fonte: Revista Náutica - https://nautica.com.br/empresario-garagem-museu-lanchas-ventura/




Comentários